Notícias do Mercado

China afirma que vai abrir ainda mais sua economia

O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, afirmou ontem que Pequim vai abrir mais sua economia diante do aumento do protecionismo, no momento em que se encaminha para reuniões com líderes da região Ásia-Pacífico em Cingapura. As declarações de Li, em um artigo no jornal de Cingapura The Straits Times antes de sua chegada à cidade-Estado,…

Imposto de Importação aumenta custos de produtos nacionais

Um estudo inédito do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) contabiliza que a sociedade brasileira gasta R$ 130 bilhões a mais para usufruir serviços, consumir produtos industrializados ou primários por causa de barreira tarifária. O valor equivale à “assistência efetiva”, definida pelo Ipea como uma estimativa do valor líquido indiretamente recebido pelos produtores domésticos em…

A política externa e o novo governo

O presidente Jair Bolsonaro enfrentará o mais imprevisível e complexo cenário internacional desde 1945. O multilateralismo (ONU e OMC) e a globalização estão sob ataque com o risco concreto de uma guerra protecionista, pondo em perigo a ordem liberal e ameaçando trazer de volta a recessão. Políticas equivocadas nos 13 anos e meio do PT…

Livro trata questão da Demurrage de Contêiner

A tendência no transporte marítimo é fazer com que a carga seja transportada por contêiner cada vez mais. A globalização trouxe essa necessidade de otimizar a logística por meio do contêiner. Nesse contexto, para o usuário do serviço, torna-se importante a previsibilidade e a modicidade para que ele possa gerenciar riscos e custos da operação,…

Eventual afastamento do Brasil com o Mercosul preocupa países-membros

Durante evento, representantes das nações que compõe o bloco disseram que não acreditam em ruptura, mas pontuaram que a medida prejudicaria negociações e mercados sul-americanos, depois de os representantes dos países-membros do Mercosul mostrarem-se preocupados com um eventual rompimento ou afastamento do Brasil com relação à União Aduaneira. Em recentes declarações, o futuro ministro da…

Reposição de mercadoria importada

A Notícia Siscomex-Importação 0090, de 01/11/2018, esclarece que, no contexto do disposto na Portaria MF nº 150/82 sobre reposição de mercadoria importada, nos casos em que a exportação do bem inservível ocorrer antes da importação do bem de reposição, ao registrar a LI, o interessado deverá indicar no campo “Informações Complementares” o número da Declaração…

Confronto entre EUA e China pode levar a nova guerra comercial

O confronto entre Estados Unidos e China que provoca instabilidade nos mercados mundiais e está indo além da guerra comercial, envolvendo uma ampla competição geopolítica que tende a se agravar no futuro próximo, com potenciais impactos negativos sobre o processo de globalização. Os EUA estão convencidos de que a potência emergente, a China, está determinada…

Cooperação entre Brasil e Emirados Árabes pode ampliar comércio

Ao encerrar visita aos Emirados Árabes Unidos, onde participou da exposição Agriscape, em Abu Dhabi, o ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participou de reuniões com autoridades do país árabe. Um dos resultados dos encontros oficiais foi uma proposta de cooperação entre os dois países em cinco áreas prioritárias: carnes, grãos, lácteos, frutas e…

A reconstrução do Mercosul

Artigo publicado na edição de hoje do jornal O Estado de S. Paulo fala sobre a existência de um debate na sociedade brasileira em torno da relevância do Mercado Comum do Sul (Mercosul). Segundo o autor, há pouco mais de dois anos o panorama era desolador. A letargia do bloco, evidente e uma das maiores…

Política externa alimentará conexões com EUA e Israel

A política externa do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) será uma espécie de imagem invertida do que foi feito nos governos do PT, no entendimento de colaboradores. Na via contrária à aproximação com os países ditos “bolivarianos” e ao projeto sul-sul, que pretendia criar um núcleo de poder alternativo aos EUA, Bolsonaro já deixou clara…

Exportação desafia onda protecionista

Para a Secretaria de Comércio Exterior, um dos cenários mais prováveis é de que o resultado do ano esteja perto de US$ 240 bilhões, uma expansão de cerca de 10% em comparação a 2017. Abrão Miguel Árabe Neto, secretário de Comércio Exterior, destaca que os resultados vem tanto da alta nos preços de commodities como…

Irã vai importar gado vivo do Brasil

O Brasil vai exportar gado vivo ao Irã conforme comunicado enviado nesta segunda-feira (22) pela Organização Veterinária do Irã, ao Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O documento, recebido pelo diretor do DSA, Guilherme Marques, confirma a aprovação do Certificado Zoossanitário Internacional (CZI) para esses embarques. Segundo o…

Parecer sobre MP que cria nova política para setor automotivo pode ser votado nesta terça

A comissão mista que analisa a MP 843/18, que institui uma nova política industrial para o setor automotivo brasileiro, reúne-se nesta terça-feira (23) para apreciação do relatório do deputado Alfredo Kaefer (PP-PR). A votação da MP vem sendo adiada desde agosto. Na última quarta-feira (17), a reunião foi cancelada por ausência do relator, que ainda não apresentou…

Secex considera existência de dumping para tubos de ferro e laminados planos

Duas circulares da Secretaria de Comércio Exterior, publicadas no Diário Oficial da União de hoje, 19/10, tornaram pública a determinação preliminar positiva de dumping e de dano à indústria doméstica dele decorrente nas exportações para o Brasil de tubos de ferro fundido para canalização (Circ. nº 45) e laminados planos de aço ao silício, denominados magnéticos (Circ.…

Ministro assina normativos para facilitar o comércio internacional

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi assinou nesta quarta-feira (17/10) normas que visam facilitar o comércio agropecuário, como a que dispensa a exigência de Certificado Fitossanitário para importações em Áreas de Controle Integrado (ACI) no âmbito do Mercosul. A medida vai desburocratizar a fiscalização e promover celeridade dos fluxos de cargas…

Exportação é valorizada por registro internacional

Atribuir uma marca a um produto é valorizá-lo e destacá-lo e isso ajuda na inserção em um mercado estrangeiro. No Brasil, o registro da marca deve ser feito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). A documentação confere à empresa exclusividade sobre um nome e um logotipo que identifique seus bens e serviços. Esse procedimento,…

Brasil faz ação para promover carne bovina na Europa

De olho no desempenho da carne brasileira no mercado europeu, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) novamente irá marcar presença na Sial Paris, uma das principais feiras de alimento do mundo, que acontece de 21 a 25 de outubro na capital francesa. A ação é feita em parceria com a Agência Brasileira…

Brazilian Footwear lança projeto para vender produtos na China

Visando gerar negócios diretamente com o gigante mercado chinês, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), por meio do Brazilian Footwear, lançou um projeto de crossborder e-commerce B2C, ou seja, venda internacional via comércio eletrônico, da fábrica diretamente para o consumidor final chinês. O objetivo da iniciativa, realizada em parceria com a Agência Brasileira…

Porto de Santos terá dutovia para etanol até 2022

Até 2022, o Porto de Santos deve receber uma das saídas da maior dutovia de etanol do País. Depois de três anos do projeto de expansão paralisado, uma decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) vai permitir que a empresa Logum Logística dê continuidade ao empreendimento e amplie o traçado da malha logística de…