Skip to content
National Freight
National Freight
Transportes Internacionais
  • Home
  • A National Freight
  • Diferenciais
  • Serviços
  • Agentes
  • Notícias
  • Eventos
  • Prêmios
  • Depoimentos
  • Cotação OnLine
  • Contato
  • Fale com a Diretora
National FreightNational Freight
+55 11 5539-1819national@nationalfreight.com.br

Português

English

menu
  • Home
  • A National Freight
  • Diferenciais
  • Serviços
  • Agentes
  • Notícias
  • Eventos
  • Prêmios
  • Depoimentos
  • Cotação OnLine
  • Contato
  • Fale com a Diretora

Planos para o sistema portuário

Medidas visam destravar investimentos e reduzir a burocracia nos processos do setor

 

Um grupo de trabalho criado pelo MTPAC (Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil), elaborou propostas para destravar investimentos e reduzir a burocracia nos processos do setor portuário. Ainda em análise na Casa Civil, a minuta retornará à pasta para uma nova apreciação de seu departamento jurídico. Em seguida, ela poderá ser publicada para que as novas regras sejam conhecidas pela iniciativa privada.

Formado por representantes do ministério e da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) para a atualização da legislação do setor portuário, o objetivo do grupo é propor novos procedimentos e adequar os atualmente estabelecidos. Segundo a pasta, foram três meses de trabalho e mais de 30 reuniões, que incluíram encontros com entidades do setor.

Entre as propostas elaboradas, está a ampliação dos prazos de concessão de terminais portuários por mais 10 anos. O plano é que as áreas possam ser exploradas pela iniciativa privada por 35 anos, prorrogáveis pelo mesmo período.

Hoje, os arrendamentos portuários têm uma vigência de 25 anos, prorrogáveis pelo mesmo período. A expectativa é de que, a partir de um decreto, o período de exploração das áreas salte para 35 anos, nas mesmas condições.

A medida valeria apenas para os novos arrendamentos. Mas pode abrir um precedente para que arrendatários que têm contratos mais curtos tentem uma adaptação.

Além desta questão, o grupo de trabalho da pasta avalia a possibilidade de ampliar áreas e unificar contratos, desde que eles tenham os mesmos arrendatários. Mas, neste caso, a licitação dos terrenos separadamente não pode ser considerada viável.

 

Fonte: http://www.guiamaritimo.com.br/

Compartilhe:

Outras Notícias

Cenário positivo para exportações brasileiras atraem agentes de carga para o país
28 de fevereiro de 2023
Espaços exclusivos e diferenciados na Intermodal 2022 irão permitir novas oportunidades para agenciamento de carga
14 de março de 2022
Em meio ao caos, há esperança de um acordo Brasil-EUA (mesmo sem Mercosul)
16 de março de 2020
Eventos
  • Espaços exclusivos e diferenciados na Intermodal 2022 irão permitir novas oportunidades para agenciamento de carga
    14 de março de 2022
  • National Freight marca presença na Labace 2019
    9 de agosto de 2019
  • Aviação agrícola foi destaque no interior de São Paulo
    6 de agosto de 2019
Mais Notícias
  • Cenário positivo para exportações brasileiras atraem agentes de carga para o país
    28 de fevereiro de 2023
  • Espaços exclusivos e diferenciados na Intermodal 2022 irão permitir novas oportunidades para agenciamento de carga
    14 de março de 2022
  • Em meio ao caos, há esperança de um acordo Brasil-EUA (mesmo sem Mercosul)
    16 de março de 2020
R Doutor Thirso Martins, 100 - CJ 408
CEP 04120-050 - Vila Mariana - São Paulo - SP
Tel +55 11 5539-1819 | Fax +55 11 5082-3600
national@nationalfreight.com.br