Skip to content
National Freight
National Freight
Transportes Internacionais
  • Home
  • A National Freight
  • Diferenciais
  • Serviços
  • Agentes
  • Notícias
  • Eventos
  • Prêmios
  • Depoimentos
  • Cotação OnLine
  • Contato
  • Fale com a Diretora
National FreightNational Freight
+55 11 5539-1819national@nationalfreight.com.br

Português

English

menu
  • Home
  • A National Freight
  • Diferenciais
  • Serviços
  • Agentes
  • Notícias
  • Eventos
  • Prêmios
  • Depoimentos
  • Cotação OnLine
  • Contato
  • Fale com a Diretora

Brasil e União Europeia defendem redução de subsídios agrícolas

Brasil, União Europeia, Colômbia, Peru e Uruguai divulgaram proposta conjunta defendendo a redução dos subsídios agrícolas que distorcem o comércio internacional. O documento visa a coordenar posições a serem apresentadas na XI Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Buenos Aires, em dezembro deste ano, quando se reunirão representantes dos 164 países membros da entidade.

O estudo envolve estoque público para segurança alimentar, apoio interno e algodão. A proposta está aberta para discussão e/ou adesão de outros membros, de forma a buscar consenso e viabilizar acordo sobre o tema no âmbito multilateral.

De acordo com a Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a redução dos subsídios agrícolas será mediante a sugestão de um limite máximo permitido a ser aplicado em forma percentual aos valores de produção dos países membros. A ideia é possibilitar diminuir os apoios hoje concedidos. Igualmente, propõe-se regulamentar o uso de estoques públicos, reduzindo o impacto negativo nos preços praticados no mercado internacional.

A proposta contempla ainda sugestão específica para o algodão, com o intuito de fixar limite máximo de aporte de subsídios ao produto. Tais estímulos acarretam prejuízos aos países em desenvolvimento, sobretudo aos menos desenvolvidos, fortemente afetados pelas medidas de apoio interno aplicadas à fibra por economias desenvolvidas.

Segundo o adido agrícola do Brasil em Genebra, Luís Henrique Barbosa, ainda não foi possível atingir a proposta ideal, mas o documento reflete pacote considerado factível pelo governo brasileiro no atual contexto econômico mundial. “Mesmo que a proposta seja aprovada em Buenos Aires, o Brasil continuará trabalhando para que a liberalização do comércio de produtos agrícolas alcance níveis satisfatórios.”

 

Fonte: http://semfronteiras.com.br/

Compartilhe:

Outras Notícias

Cenário positivo para exportações brasileiras atraem agentes de carga para o país
28 de fevereiro de 2023
Espaços exclusivos e diferenciados na Intermodal 2022 irão permitir novas oportunidades para agenciamento de carga
14 de março de 2022
Em meio ao caos, há esperança de um acordo Brasil-EUA (mesmo sem Mercosul)
16 de março de 2020
Eventos
  • Espaços exclusivos e diferenciados na Intermodal 2022 irão permitir novas oportunidades para agenciamento de carga
    14 de março de 2022
  • National Freight marca presença na Labace 2019
    9 de agosto de 2019
  • Aviação agrícola foi destaque no interior de São Paulo
    6 de agosto de 2019
Mais Notícias
  • Cenário positivo para exportações brasileiras atraem agentes de carga para o país
    28 de fevereiro de 2023
  • Espaços exclusivos e diferenciados na Intermodal 2022 irão permitir novas oportunidades para agenciamento de carga
    14 de março de 2022
  • Em meio ao caos, há esperança de um acordo Brasil-EUA (mesmo sem Mercosul)
    16 de março de 2020
R Doutor Thirso Martins, 100 - CJ 408
CEP 04120-050 - Vila Mariana - São Paulo - SP
Tel +55 11 5539-1819 | Fax +55 11 5082-3600
national@nationalfreight.com.br